Página principal e inicial

Matemática - Página principalCÁLCULO MENTAL

  OPERAÇÕES

Adição: principal     Adição: iniciação       Adição: Decomposição


  Adição com aproximação (+9; +19; +29 ...): É uma Apresentação PPT. Podes utilizar números com DU (38+29) ou CDU (235+129) ou MCDU (...).  Docente Deve começar por adicionar 10 e subtrair 1. Clique aqui  ou AQUI para usar melhor esta estratégia, quer com a Adição quer com a Subtracção.  Clique aqui  ou AQUI para usar melhor esta estratégia (mais pdf) .

Se quiseres, clica AQUI, para conheceres uma animação Flash com esta estratégia de aproximação aos múltiplos de 10.

  Somar com amigos de dez (16+14; 19+11; 23+17; 25+15 ...): . Antes de entrares nesta página, clica nas imagens à direita.

      

.

Adição: Expansão HORIZONTAL: Algoritmo da ADIÇÃO. Apresento-te 2 jogos, variando apenas no número de dígitos. Envolve números com DU ou CDU. Clica na imagem, para conheceres melhor esta aplicação.  Clica F11 para jogar e sair.

Adição: Expansão VERTICAL: Algoritmo da ADIÇÃO. Apresento-lhe 2 jogos, variando apenas no número de dígitos. Tem MCDU e decimais. Clica na imagem, para conheceres melhor esta aplicação. 

Clica F11 para jogar e sair.

.

Adição: Expansão VERTICAL: Algoritmo da ADIÇÃO. Apresento-lhe 2 jogos, variando apenas no número de dígitos. Tem CDU. Clica na imagem, para conheceres melhor esta aplicação.  Clica F11 para jogar e sair.

Adição: Linha HORIZONTAL - De 10 em 10 (...): Algoritmo da ADIÇÃO. Apresento-lhe 3 jogos, variando apenas no número de dígitos. Tem MCDU e decimais. Clica na imagem, para conheceres melhor esta aplicação.  Clica F11 para jogar e sair.

.

ADIÇÃO com 2 parcelas: Clica na imagem, para conheceres o nível 3. Não há somas só com unidades.

Adições com lacunas: Em cima, digita um número máximo ao teu gosto, até 99.  Para teres um ecrã maior, clica F11 para jogar e sair. Jogo dos meteoritos: Desloca o astronauta e dispara com as teclas B (bem) e M (mal).

.

12 + 23 = (s/ reagrup.)

26 + 19 = (c/ reagrup.)

285 + 49 = (c/ reagrup.)

Adição com algoritmo: Algoritmo da ADIÇÃO. Em inglês.  Adição com o Dr. MadMath: Algoritmos simples, num ambiente amplo.

.

«Soma "e vai 1" - A»  e  «Soma e vai 1 - B»: Algoritmo da ADIÇÃO. Apresento-lhe 2 jogos, variando apenas no número de parcelas. Envolve números com CDU.  

Adição "com transporte": Algoritmo da ADIÇÃO. (AULA).

Cria o teu ambiente preferido: Jogo para as crianças de todas as idades. Clica na imagem, para veres o que eu fiz na minha primeira utilização. Tu poderás fazer muito mais e melhor.  Idem  

.

O jogo 4 em linha (2 jogadores)

Neste jogo, ganha o primeiro que tiver 2 casas em linha, da tabela. Escolhes os números, soma-os e clica no total, na tabela.  idem

: Apresento-te, a seguir,  O jogo 4 em linha (2 jogadores)

.

Algoritmo/somas parciais da ADIÇÃO: Apresento-te vários exercícios para aprenderes adicionares com somas parciais. Lê este excerto da proposta do novo programa de Matemática (2007): « 543+267 realizar, numa primeira fase, o algoritmo de somas parciais».

Algoritmo da ADIÇÃO: Apresento-te vários exercícios para compreensão da expressão popular "e vai um". HotPotatoes.

.

Preenchimento de lacunas  ou (Aplicação idêntica à anterior) Exercícios do tipo 540 + ??? = 888 ou 4 + ? =5

Exercícios de preenchimento de lacunas, com 4 níveis. Podes escolher de >20 a >1000).

 NOTA: Clica F11 para jogar e sair.

.

  Adições com lacunas (máximo 20): Selecciona o sinal (+) e aumenta ou diminui o número 10, com as setas próximas, e, de seguida, clica justamente em cima do número obtido. Trata-se de um jogo de preenchimento de lacunas; para isso, clica sobre todos os elementos da adição: obtém pontos de interrogação.  Para teres um ecrã maior, clica F11 para jogar e sair.

       

.

Descobre as parcelas: Jogo para todas as idades, com jogadas cronometradas.

Selecciona o número de questões e o tempo; depois, joga com os teus colegas.

Exercícios do tipo 34+45=79, com omissão das parcelas.

Encontra as parcelas 2: O objectivo deste jogo, muito atractivo e competitivo, é encontrar números cuja soma totalize o número apresentado à direita do ecrã. Quando chegares ao fim, regista a tua pontuação (score). Chama os teus colegas para este excelente jogo.

.

Preenchimento de lacunas : Exercícios de preenchimento de lacunas, com duas parcelas até 99. Não avance mais do que 99. Permite mostrar ou esconder (HIDE) as parcelas e/ou a soma ou total.

.

Encontra as parcelas1: O objectivo deste jogo, muito atractivo e competitivo, é encontrar números cuja soma totalize o número apresentado à direita do ecrã. Quando chegares ao fim, regista a tua pontuação (score). Chama os teus colegas para este excelente jogo. Começas imediatamente. NOTA: O melhor jogador é aquele que limpar o ecrã. Há um truque para ganhares e eu dou-te uma pista: não gastes os números pequenos... . Nota que não és obrigado(a) a escolher 2 ou mais números: se te aparecer o 1, só podes clicar num 1.

..

Somar e subtrair: São dados 4 algarismos, com os quais deverás obter um resultado apresentado pelo próprio jogo. Não és obrigado a usar todos os algarismos e apenas podes somar e/ou subtrair. Podes guardar no seu PC ou executar de imediato, visto ser uma aplicação executável. Selecciona «Level1». Nota que, por vezes, deves fazer 2 operações. EXEMPLO: Com o 2-4-1-6, tenta obter 20. Fazes assim: Clicas no 1 e no 4 (14); agora, clicas no sinal + e adicionas 6 = 20. Podes usar os sinais consecutivamente... .

ADIÇÃO com 3 níveis: Calcula a soma, de acordo  com o nível escolhido.

Adição com "transporte" (Reagrupamento)": Esta Aplicação interactiva mostra como deves proceder para adicionares com "e vai 1". Experimenta com vários números. Por exemplo, subtrai 58 + 78 =??? ou 865 + 987 = ???.

NOTA: Na página que se abre, não esquecer de clicar «You will need to print a recording sheet to do this activity». Embora seja em inglês, ajuda bastante na compreensão e na COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA. Clica na imagem.

Módulo2: Adição e Subtracção. Este website questiona o ensino da Matemática e apresenta uma alternativa muito interessante ao "e vai um". Escolha "a técnica do vai um" e confronte os dois métodos. Se descer a página, encontra informações preciosas sobre o material Montessori.

Tem sugestões de jogos e outras actividades a realizar com as peças.  Veja Módulos 3, 4 e 5.

Estratégias: 1. Exercícios variados / estratégias de cálculo (1.º e 2.º ano). É um documento MS WORD.

 Exercita o teu cálculo mental com estes  jogos. Estes exercícios «Fazer a ponte» servem para todas as idades mas não se aconselham a crianças que ainda não frequentem o 1.º ciclo, excepto se manifestarem boas capacidades de cálculo. Podes utilizar as 4 operações (+,-,x e :).

Fazer a ponte II   Fazer a ponte III  (Retirado do Júnior ). Ver:  Conta certa mais   Conta certa menos

Pirâmide do cálculo: Tem 3 níveis, adequados aos diferentes anos do 1.º ciclo. COMO JOGAR: Podem ser vários jogadores mas terão de jogar individualmente ou por equipas. Sugiro que haja limite de tempo para cada um; desse modo, os que utilizarem o verdadeiro cálculo mental serão mais rápidos e terão mais pontos.  O nível 3 dá muitos mais pontos que os outros. Se chegares aos 1000 pontos, abres o túmulo da múmia.

Se quiseres, VÊ IMAGENS. CLICA F11 ! Encontras também outro excelente jogo: o  Jogo dos tijolos : Vários níveis.

Cálculos (Adições, subtracções...): Escolhe o intervalo de números que desejas e o tempo limite. Joga com os teus colegas ou pais. PAIS: Aqui há dezenas de jogos capazes de exercitar o cálculo mental dos vossos filhos.  Vejam "Addition and Subtraction Games"

  Descobre e adiciona 2 números:  CLICA F11! Selecciona 2 números da grelha que satisfaçam a adição (?+?=36) apresentada. Este jogo é muito bom para cálculo mental e bom para projectar em qualquer meio interactivo. Está também na página de CÁLCULO MENTAL.

SOMA + 10: Tens uma tabela numérica 10x10, com os números até 100. Acrescenta 10 ao número dado.

Adiciona +10 CLICA F11! Joga com outro(a) colega. Adiciona 10 ao número apresentado. , com os números até 90. Se nunca errares, poderás ganhar o duelo de submarinos (a brincar, claro).

5+5   4+8   9+1   2+2: Jogo divertido (Adição), com o avião-correio a aterrar na pista certa, mas algo infantil.

Dezenas e unidades: Adiciona as dezenas e as unidades. Arrasta -as para baixo.

Adiciona preços CLICA F11! Aguarda um pouco até surgir a possi

AAA Math  (Todas as áreas de Matemática)  Este site tem MILHARES de possibilidades! Exemplos:

Adição com dezenas: Desça a página e procure "Adding tens".


 A técnica do "E VAI 1"Módulo2: Adição e Subtracção. Este website questiona o ensino da Matemática e apresenta uma alternativa muitoA técnica do "E VAI 1"

 interessante ao "e vai um". Escolha "a técnica do vai um" e confronte os dois métodos.

Se descer a página, encontra informações preciosas sobre o material Montessori.

 

Tem sugestões de jogos e outras actividades a realizar

 com as peças.  Veja Módulos 3, 4 e 5.


ESTUDO DA 

PROFESSORA 

Algoritmos:

Adição

 Subtracção

 Multiplicação

 Divisão

Algoritmos: Excelente exploração da Adição e Subtracção "com transporte". EM INGLÊS!

 Adição e Subtracção/Multiplicação / Divisão

     (Escolha os Módulos 2, 3 e 4)

EXCELENTE. EM PORTUGUÊS!