Matemática - Página principalPágina principal e inicialGeometria - ÂNGULOS

{Geoplano}      {Tangram}     {Sólidos geométricos}      {Figuras geométricas

{Matemática    {Simetria    {A zanga dos ângulos} 


Medir ângulos com o transferidor: (RETROCEDE. Não desligues!)Muitos jogos, para todas as idades. Mostre aos seus alunos/filhos o que é e como se faz um ângulo. Os docentes devem explorar as diferentes propostas de trabalho que esta aplicação apresenta, especialmente situações de estimativa. Medir ângulos com o transferidor (idem). Clica F11 para jogar e sair.              Welcome to Mark Weddell's Flash Activities

..

Medir ângulos com o transferidor: (RETROCEDE. Não desligues!). Nesta aplicação pode construir um ângulo e medi-lo. Experimente medir com transferidor e sem ele (Show/Hide protactor). No topo da página de jogo, digite as suas estimativas. As crianças podem fazer ditados e tentar adivinhar. Clica F11 para jogar e sair.

..

Medir ângulos com o transferidor: (RETROCEDE. Não desligues!). Nesta aplicação pode construir um ângulo e medi-lo. Experimente medir com transferidor e sem ele (Show/Hide protactor).  Digita as suas estimativas. As crianças podem fazer ditados e tentar adivinhar.

 

Mede ângulos: Mede ângulos com o transferidor; mede ângulos internos de um triângulo.

Aplicação muito boa para calcular a amplitude de um ângulo, dados os outros dois.

..

Mede ângulos agudos e obtusos: Tens 2 transferidores e deves escolher o que tornar mais fácil a medição. Sugestão de aula, em português, com medição, estimativa e registo.

Identifica os ângulos: Apresentação PPT, em que os alunos devem identificar o ângulo que é apresentado. Por favor, não coloque esta Apresentação noutro sítio da Internet.

Ângulos e retas: Aplicação informativa e animada, com muita informação sobre estes 2 conteúdos matemáticos.

JOGO: Rebenta os balões: Controla um carro e rebenta os balões. Jogo muito bom, para alunos com bom cálculo mental e melhor orientação espacial. (8-12 anos).

Clica F11 para jogar e sair.             

.

 

Mede ângulos agudos e obtusos: (RETROCEDE. Não desligues!)Arrasta o marcador (eixo vertical) e verifica o comportamento dos ângulos à esquerda e à direita. Clica em «Hide all» e «Show all» ou então clica separadamente nos quadros. Clica F11 para jogar e sair.

.

Dá banho ao cão, acerta num balão, molha o palhaço: para conseguires fazer tudo isto, deves marcar a amplitude do ângulo (clica na imagem, para veres mais pormenores), arrastá-lo para a mangueira e ... pronto. Decora a contagem 45º - 90º - 135º - 180º - 225º - 270º - 315º - 360º.

. idem

Fazer um ângulo, com estimativa: (RETROCEDE. Não desligues!).Desliza o comando que abre os ângulos, até à amplitude que achares conveniente. Clica F11 para jogar e sair.

Fazer um ângulo: (RETROCEDE. Não desligues!): Desliza o comando que abre os ângulos, até à amplitude que achares conveniente. Clica F11 para jogar e sair.

..

Todo o tipo de ângulos: Em inglês mas muito fácil de entender. Tem todos os ângulos e muitas imagens simples.

 

Escolhe o transferidor e vê como se mede: Esta aplicação ajuda as crianças a medir ângulos. Mostra, grau a grau, a medida.  Em primeiro lugar, escolhe o transferidor mais adequado: para isso,  observa a orientação da graduação. Quando te apresentar o contador, ele mostra as ordens CDU (Centenas...). Se quiseres 30 graus, clicas na seta do quadradinho do meio até chegar a 3 (=  30). Começa pelo nível «EASY». Clica «Continue» para avançar.

 

Toda a informação sobre ângulos: Classificação e medidas dos ângulos e muitas mais informações, com imagens. Em português (do Brasil).

Descobrir os ângulos rectos nas figuras geométricas apresentadas: Deves arrastar as imagens para o respectivo grupo, de acordo com as instruções apresentadas.

NOTA: «right angles» quer dizer ângulos rectos.

Mede ângulos: Para um nível superior. Escolhe uma cor. Escolhe uma figura (shape). Aconselho-te o triângulo. Agora, trata-se de medir ângulos. Clica nos pontos de interrogação, repetidamente.

Mede ângulos: Mede ângulos com o transferidor. São os ângulos formados por duas rectas que se intersectam. Gira o transferidor 2, 5, 10 (...) de cada vez.

Mede ângulos com o macaco e as bananas: Jogo de estimativa, para um nível superior. O macaco situa-se nos 90 graus e o jogo informa-te que as bananas estão nos 345 graus (exemplo). Mede ângulos com o macaco e as bananas.   Mede ângulos com o macaco e as bananas (idem).

Mede ângulos: Mede ângulos com o transferidor. São os ângulos que tu aumentas ou diminuis, vendo a sua amplitude, em graus.

Mede ângulos: Mede ângulos agudos e obtusos, simultaneamente. Embora o ecrã fique com menos visibilidade, devido à mensagem «for evaluation only», é um exercício muito interessante. São os ângulos que tu aumentas ou diminuis, vendo a sua amplitude, em graus. JOGO: Esconde uma das medidas.

Fazer e medir um ângulo: Este sítio propõe uma espécie de aula. Embora seja em inglês, tem muito interesse. Coloca o transferidor em posição, aumenta ou diminui as medidas, digita o n.º e faz «Chek». (É repetido de um site anterior). Note que a 1.ª ligação desta página tem os exercícios propostos aqui.

Calcula a medida dos ângulos: Dado um ângulo, calcular a medida do outro para totalizarem 180º. (Recto, agudo ou obtuso: Questionário, em inglês).

Robô matemático: Digita os dados necessários para chegares ao ponto assinalado no mapa. Embora seja em holandês, se clicar na imagem à direita, poderá familiarizar-se com os comandos. Note que a tarefa mais difícil é virar à direita ou à esquerda, marcando o valor dos ângulos correctamente.

Ângulos rectos: Arrasta os polígonos para o grupo certo, de acordo com as propriedades apresentadas.

Ângulos de 45º em 45º: Arrasta as medidas dos ângulos para o chuveiro e dá banho ao cão, acerta no pato de plástico... .

 


Propostas para planificação:

A zanga dos ângulos: História muito interessante e ficha correspondente, com sugestões de trabalho interdisciplinar.

Aplicar a noção de ângulo a situações concretas. Estimar amplitudes de ângulos.

Geometer's Sketchpad - Manual de Actividades: Traçar a bissectriz de um ângulo, etc. .  Idem, com «Soma dos ângulos internos de um triângulo»


Com esta aplicação, verificas que a soma dos ângulos internos de um triângulo é de 180 graus (180º).

Podes arrastar qualquer um dos vértices. Encontra diferentes valores. Esta aplicação apresenta os valores dos 3 ângulos. Se quiseres melhorar o desafio, joga com colegas, ocultando um dos valores, que deverá ser descoberto por um dos participantes.

 

 

 

Vaz Nunes - Ovar/Portugal - © * Correio: escolovar+@gmail.com

...

.......