Matemática - Página principalPágina principal e inicial


{OPERAÇÕES}    {Multiplicação: Página inicial}   {TABUADAS}     {Cálculo mental} Jogos de multiplicar


Jogos de multiplicar: Jogos de acção, reflexos e aventura, com a multiplicação. Clica AQUI.


 Estratégias para multiplicar  (NOTA: Modos diferentes de multiplicar, apelando à compreensão)

 Multiplicação com transporte 1 : Aprende a multiplicar com transporte ("e vai 1").

NOTA: Clica em «... print a recording sheet...», que está logo por cima da aplicação interactiva.

.

 Multiplicação com transporte 2 : Aprende a multiplicar com transporte ("e vai 1"). São pequenas lições, muito bem apresentadas. Ideal para projectar.

.

 Treina a propriedade distributiva da multiplicação:

NOTA: Clica em «... print a recording sheet...», que está logo por cima da aplicação interactiva.

.

1.  Algoritmo:  (Operação vertical). NOTA: Este é o modo mais tradicional mas há outras estratégias muito mais interessantes.

Apresentação PPT, com os seguintes exemplos, passo a passo: 65x4; 647x4 e 465x24. Sai com a tecla «RETROCEDER».

.

Jogo Flash, com o seguinte exemplo, passo a passo: 36x7.  RETROCEDE. Pessoalmente, prefiro a PPT acima.

Clica F11 para jogar e sair.  DIREITA: Jogo Flash, com 5 exercícios (exemplo: 70x3; 50x4). Clica F11 para jogar e sair.

.

Multiplica com algoritmo, com factores simples... mas com transporte, nas últimas questões. 

.

2. Aproximação: NOTA: Esta é uma estratégia muito interessante e fácil de concretizar mas com aplicação reduzida.

Usa-a quando quiseres multiplicar como te mostro neste exemplo: 23x29= , cujo produto se encontra fazendo (23x30) - (23x1).

  Abre esta Apresentação PPT, com alguns exemplos muito fáceis de compreenderes.

.
   

 

3. Multiplicar com produtos parciais: NOTA: Este é um método apelativo da compreensão e do cálculo mental.

Multiplicar com grelhas/tabelas: Utilize este método na sala de aula, apresentando os produtos "parciais" na HORIZONTAL ou na VERTICAL.

É fácil de aprender e compreender, com registo dos produtos parciais, que são somados para se obter o produto total. Tem exercícios em  Hotpotatoes. RETROCEDE, para regressares aqui. Na imagem à direita, é dado o exemplo 23x2 mas há muitos outros nas páginas ESCOLOVAR.  Em resumo, consulta: VERTICAL / HORIZONTAL.

.

Produtos parciais: Seleciona o tipo de multiplicação que pretendes. (Exemplo 127x7): Clica nos cartões coloridos, para decompores os fatores da multiplicação. NOTA: Clica na imagem à esq., para aprenderes a trabalhar.

Clica F11 para jogar e sair. NOTA: Para obteres o produto final, basta clicares em cada produto parcial.

 

.
Produtos parciais: Seleciona o nível que desejares. Sugiro que comeces pelo nível «Beginner». Deves efetuar 5 contas e só depois podes passar para o nível seguinte.

 

Produtos parciais: Exemplos 25x12 e 124 x 27 (PPT 2003, de 2MB): Contém 2 métodos com produtos parciais: Método da grelha  e Método da decomposição).  São dois problemas: um com livros e prateleiras e outro com leite escolar/embalagens. 

.

 Produtos parciais  (Exemplo 34x35; corresponde à imagem à direita «Grid Multiplication»).

Método da grelha. Tem autocorrecção. O computador decompõe e tu calculas e verificas os produtos.

Clica F11 para jogar e sair.

.

Jogos de multiplicar: Jogos de acção, reflexos e aventura, com a multiplicação. Clica AQUI.

Tabela de dupla entrada 1:  (DU x U ou DUxDU ou CDUxU ou CDUxDU): 1. Escolh uma grelha, das várias que são apresentadas; quanto maior for a grelha, maior é a multiplicação. 2. Passe o rato por cima e ligeiramente acima e abaixo dos algarismos: há umas setas escondidas com as quais selecciona os factores da multiplicação. 3. Pode multiplicar com números inteiros e com decimais; para isso, basta passar o rato pelo meio dos algarismos, para se iluminar o ponto (a vírgula). Para o retirar, clique sobre ele novamente. Nota: este programa efectua os cálculos todos; se clicar no sinal =, é-lhe apresentado o produto. Nestes casos, deve clicar nos números para surgirem pontos de interrogação e no sinal = até o produto desaparecer. Pode ainda efectuar os cálculos ocultando os factores, em dois sítios: nos factores que foram decompostos (=à volta da grelha) ou na indicação da multiplicação, em baixo. Onde? Num espaço escondido, "encostadinho" mesmo à direita desses números.  Tabela de dupla entrada 2 Clica F11 para jogar e sair.

..

Tabela de dupla entrada 3:  Clica F11 para jogar e sair. RETROCEDE. O que é 30 x 14? Os alunos desenham 2 rectângulos "parciais", de acordo com os produtos parciais: 30x10 e 30x4. No fundo, é uma forma mais abstracta de representar o material de contagem, apresentado na sugestão anterior.  . Clique na imagem, para ampliar.

 

Multiplicar com material de contagem: Clica F11 para jogar e sair. RETROCEDE. Projecte este método na sala de aula. Esta estratégia de multiplicar torna-se muito interessante, uma vez que utiliza o material estruturado de contagem (cubos, placas, barras e cubinhos (MCDU). Por favor, clica na imagem à direita para compreenderes melhor esta estratégia excelente de multiplicar. Pede à tua professora para te dar esse material; depois, trabalhas com ele na mesa da sala de aula. Regista tudo no teu caderno quadriculado.

..

Multiplicar com "áreas" à vista: Com esta folha de cálculo (EXEL-xls) (ver imagem à direita, com 3 cores), poderá trabalhar muitos conceitos, relativos à multiplicação: a propriedade comutativa, considerando linhas ou colunas; poderá trabalhar a propriedade distributiva, utilizando 2 ou mais cores. No exemplo da imagem, as crianças arrastam uma dada área e pintam-na; de seguida, representam a mesma área mas partida em 2 (ou mais) cores. Na imagem, 8x5 é o mesmo que (5x5) + (3x5). Para trabalhar melhor com esta aplicação, leia este Word Doc. (Este doc. vai enriquecer - e muito - as suas aulas) . NUNCA GUARDE. As crianças poderão registar essas áreas neste papel.

.

Multiplicar com "áreas" à vista: Esta aplicação mostra a área abrangida pela multiplicação e pede-te para digitares os números que se adequam à área sombreada. Tem 3 modos de jogar: «Multiply» e «Factor» e ainda «Divide». DOCENTES:  As crianças poderão registar essas áreas neste papel. Clica F11 para jogar e sair. Clica AQUI, para teres sugestões desta aplicação (Word doc 2003).

 

Multiplicar com "áreas" à vista: Esta aplicação mostra os produtos através de áreas coloridas. É idêntico a outras aqui apresentadas.

.            

Multiplicar com linhas e colunas de esferas: Clica em + ou em - e descobre os factores da multiplicação. Copia o exercício para o caderno e completa com o produto. NOTA: Podes esconder ou mostrar os factores das multiplicações. Primeiros fazes o exercício; só depois é que verificas o resultado.

(Professores: Bom para projectar),

.

Material de contagem:  NOTA:  Esta é uma estratégia com recurso à concretização, muito útil também para o cálculo de ÁREAS.

Apresento-te dois exemplos. Clica na hiperligação ou na imagem ao lado.

.

Multiplicar por 10, 100, 1000 e por 0.1, 0.01 e 0.001:  Projetar este método na sala de aula.

Cálculo mental (x10; x100): Este jogo pretende demonstrar a regra de acrescentar zeros nos cálculos de x10, x100 (...) e a deslocação do número, isto no caso dos números decimais. São exercícios com autocorrecção. Clicar na resposta correcta, apresentada no quadro vertical, entre várias possíveis. 

Welcome to Mark Weddell's Flash Activities: CLICA AQUI

.

Multiplicar com material virtual de contagem:  Projecte este método na sala de aula. Esta estratégia de multiplicar torna-se muito interessante, uma vez que, embora sem material concreto, permite encurtar ou ampliar a multiplicação de imediato.

NOTAS IMPORTANTES: Este jogo tem mais 2 modos: «Self Check1» e  «Self Check2». Clica F11 para jogar e sair.

.

Multiplicar 5x4 ou 4x5:  Clica na imagem, para conheceres melhor esta aplicação. Esta aplicação demonstra, numa recta numerada, a igualdade dos produtos como no exemplo 5x4 e 4x5. 

Aprende a trabalhar melhor com esta aplicação, lendo este Word Doc.   Clica F11 para jogar e sair.

 

Jogos de multiplicar: Jogos de acção, reflexos e aventura, com a multiplicação. Clica AQUI.

Multiplicar por 2 algarismos:  Começa por digitar um número de 4 algarismos; depois, digita um de 2 algarismos. Multiplicar por 3 algarismos:   Começa por digitar um número de 4 algarismos; depois, digita um de 3 algarismos. Multiplicar com 3 níveis:   Começa por selecionar o nível (tem 3 níveis).

.

Multiplicar com material de contagem: É o típico quadro com magnetes. Arrastas os números para o sítio correto.

Exercícios como: 3x...=12 ou 5x4=...

Multiplicar por 1, 2 ou 3 algarismos:  

 

idem

Multiplicar por 2, 2, 3, ...

 

Multiplicar a comprar:  Vais às compras (em português).

Nesta aplicação, deves ver o preço da unidade (1 copo) e multiplicar.

É um jogo de tabuada de multiplicar.

Multiplicação:  Com a ajuda de magnetes, podes manipular os algarismos, na multiplicação tradicional ou não... Podes multiplicar números "pequenos", com produtos parciais.

.
Multiplicar com decimais:  Calcula, de modo tradicional, colocando a vírgula, no FINAL da multiplicação. Sítio original Multiplica por U / DU / CDU e por números ao teu gostoMultiplicar com U - DU - CDU:  Multiplica por U/DU/CDU, por qualquer número que queiras. Escolhe os fatores / Descobre o produto...

Grelhas com imagens: Descobre os factores e o produto. Exemplo: 4x5=20

 

Calcula o dobro, com descoberta do produto ou de um dos fatores.Multiplicar com U - DU - CDU:  Calcula o dobro e a Metade.

Tem dezenas de possibilidades. Por vezes, é preciso digitar os números.

Faz jogos de descoberta dos resultados!

  Jogo de iniciação à contagem, à adição (- x : ): Escolhe jogar até 10 ou até 20.

Equilibra a balança, fazendo igualdades. Tem as 4 operações aritméticas.

 

Multiplicar com "Material Cuisenaire": Escolhe, aprecia e aprende a multiplicar. Tens várias hipóteses, todas excelentes e que fazem parte do novo programa de Matemática (2009).

Grelha 1 e Grelha 2:  (Microsoft EXEL, com tabela de dupla entrada). Ensine aos seus alunos este modo de multiplicar com compreensão. Há alguma dificuldade em entrar nestas folhas de cálculo. Deve proceder assim: Clique «Look at an exemple». Clique «Back to your work». Faça com este exemplo: 35x2. Ao lado direito do sinal x, digite 30; na coluna imediatamente à direita digite 5. Agora, logo por baixo do sinal x, digite 6. Preencha a tabela de dupla entrada (os espaços azuis) e faça a soma dos produtos parciais (espaços azuis do lado direito) e some na célula logo por baixo das "parcelas". NUNCA GUARDE.

5. Decomposição: NOTA:  Este é um método apelativo da compreensão e do cálculo mental.

Com produtos parciais 1: Realça o valor posicional dos algarismos, apelando à compreensão e cálculo mental.

Com figuras geométricas: Realça o valor posicional dos algarismos, apelando à compreensão e cálculo mental.

Com palhinhas do leite escolar: Realça o valor posicional dos algarismos, apelando à compreensão e cálculo mental.

.

 

 

 

Multiplicação com decimais  : Dada uma tabela de dupla entrada, facilmente consegues compreender que 0.04 é o produto de 0.2x0.2. Esse produto aparece sombreado, para aprenderes mais facilmente.

Multiplicação: Veja este filmeUm método de multiplicar, explicado com tudo à vista.

 

 

Tem 2 exemplos: 21x13 e 123x321. Pode desenvolver estas estratégias na sala de aula; contudo, se privilegia o cálculo mental (e a compreensão), esta não será a melhor técnica a utilizar. Apesar de tudo, é muito interessante. Clique «Play Video».

3. Outro método: NOTA: Ao fundo desta página do ESCOLOVAR está este método, colocado directamente ("embebido") . Quando abrires este site do «YOUTUBE», poderás encontrar mais alguns. Quando  o vídeo terminar, procura do lado direito.

Multiplicação: Todos os métodos em 1: Os vários métodos de multiplicar, explicados com síntese e rigor por quem sabe.

A multiplicação como: a) adição repetida; b) filas; c) escala. Veja este MS WORD (doc)

Calculadora-Avançada: Jogos com a calculadora (contagens com múltiplos...).

Vídeos de multiplicações: Experimenta «Lucky Seven».

multiplicar01  (grelha 10x10: clicas e mostra-te a multiplicação com barras e o produto. F11 para ecrã total)

  multiplicar01   multiplicar01  multiplicar01    multiplicar01  Produtos parciais  

 

Múltiplicação com grelha (chinês): Calcula m

Múltiplos de 2: Clica em todos os múltiplos de 2 que passam a correr. Até 20.

Múltiplicação por 2: Calcula mentalmente e responde. Verifica as tuas respostas. Depois, clica no logotipo ao fundo da página (que se abre) e terás todas as tabuadas de multiplicar.

Multiplicação tipo 5x (a + 2): Exercícios com autocorrecção, para as crianças do 1.º ciclo.

Multiplicação e a propriedade comutativa: Esta Apresentação PPT exemplifica a propriedade comutativa da multiplicação (Exemplo: 4x6 e 6x4). Pode guardá-la. Não a coloque noutro sítio da Internet.

Multiplicação e as suas propriedades: Este jogo apresenta exercícios deste tipo:  2 x (3 + 2 ). A palavra «bracket» significa parêntesis. Coloca os números no sítio correcto, para obteres o número que te é indicado em cima. O computador, de seguida, explica-te. Tem níveis. Começa co «EASY». Jogo muito, muito bom.

Tábua de dupla entrada: Escolhe a grelha desejada ou dada pelo próprio jogo (colunas e linhas) e joga (PLAY). O jogo consiste em descobrir o produto de dois números e também um dos factores. Faz-se assim: clica-se numa célula a preencher; na máquina de calcular, digita-se o número  que se pretende  e clica-se OK. idem. NOTA: Há células vazias que não interessam.

(tabelas de dupla entrada) Múltiplos de 2, 3, 4..., em diagrama de Carrol: Excelentes exercícios com autocorrecção, em tabelas de dupla entrada, com 2 ou mais atributos de selecção. Ignore a coluna da esquerda, que se refere à numeração.

Se 2x3=6, então 20x30=600: Jogo muito interessante, de múltipla escolha, que te permite calcular mais rapidamente. Se responderes depressa, lanças o dardo mais perto do centro do alvo.

Tábua de dupla entrada: Escolhe o nível A (com grelha) e selecciona uma tabuada (ex.: two times = x2). Escolhe o limitador de tempo e joga. Tábua de dupla entrada: Este jogo é exactamente o contrário do anterior: dado um produto, as crianças deverão encontrar os 2 factores.

 Tabela de dupla entrada 4  (grelha 10x10 mas aleatória. Arrasta os produtinhos para a tabela de dupla entrada. Clica num espaço e vê o que acontece).

Multiplicação com algoritmo: Exercícios de estudo das multiplicações de x2 a x9. Cada página apresenta os algoritmos da respectiva tabuadaMultiplicação com algoritmo: Exercícios de verificação do estudo das multiplicações de x2 a x9. Cada página apresenta os algoritmos da respectiva tabuada.

Multiplicação com algoritmo: Exercícios de verificação do estudo das multiplicações. A contra-relógio. USA O TECLADO.

Constrói a multiplicação: Coloca os algarismos na ordem correcta, de modo a obteres um produto certo. Jogo muito interessante, conhecido por «sumsense». Ecrã cheio. Clique F11 para jogar e para sair. (Veja outros jogos na mesma página (não necessariamente de multiplicar).

História: dobro-triplo: Os poderes mágicos de dois amigos da Natureza. Conte e dramatize esta história na sala de aula.

Multiplicação: São vários Word doc.s muito importantes para a formação dos professores. Simples mas eficazes. Mudarão a sua atitude e prática pedagógica.

Folha de cálculo (xls= Microsoft EXEL), com uma tabela que poderá ser alterada pelas crianças. É uma introdução muito simples às fórmulas.

Multiplicação e divisão: Imprime, recorta e faz estas cartas com famílias de factores. MB.


  {Multiplicação: Página inicial}


Prof. Vaz Nunes - Ovar/Portugal. © * Correio: escolovar + @gmail.com

 

...
 

As 4 operações aritméticas com JAVA EXPLANATION: Selecciona o que pretendes.

Por exemplo: em «Multiplication as repeated addition», encontras uma actividade com material Cuisenaire.  Todas as ligações referem-se a JAVA Applets da NLVM /NCTM (...).  São excelentes animações com diferentes métodos de fazer "contas", todos apelativos da compreensão.