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Contar / Ordenar / Decompor: (Do 1.º ao 4.º ano)

Matemática - Página principal

  {Números - Página principal}   VALOR POSICIONAL   Retas numéricas     {CÁLCULO MENTAL}   ADIÇÃO


 Jogos de iniciação Nível: 1.º ano + Pré-escolar: Poderá encontrar jogos e exercícios variados: contagens, composição e decomposição de números, preenchimento de lacunas...

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Grelha de 1 a 100, com linhas de 10 em 10. Permite contagens de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, enfim, um infinidade de contagens. Pode variar as cores e estabelecer comparações entre contagens.

O exemplo à direita representa a contagem de 3 em 3, com exploração de regularidades numéricas em linha horizontal, na vertical e, especialmente, em linha oblíqua, para os alunos mais perspicazes e avançados.

Mend the number square: Jogo em grelha de 1-100. Arrasta o número para a casinha do boneco.

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Contagem de 10 até 69

Contagem de 70 até 99

(Decomposição 50+1; 50+2...)

Numeração de 10 até 69:  (Com material Cuisenaire adaptado): Apresentação PPT. Projecte na sala de aula. Os números são apresentados na respetiva quantidade e na tabela das dezenas e das unidades, realçando o seu valor posicional.

Composição e decomposição de números até 10 (Adição) (Apresentação PPT), com material Cuisenaire.

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Números até 10,  100, ...

(De)composição

Preenchimento de lacunas: cálculo mental, operações, decomposição de números e muitos mais exercícios, tudo com autocorreção.  Exercícios HotPotatoes.

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Molduras de 10 e réguas Cuisenaire:   Decomposição de números em DU (dezenas e unidades)

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Composição / Adição

de números

Exercícios de composição de números, até 20. Exemplo: 10+6=16 ou 9+5+3 =17 (Clica na IMAGEM)

Resgata os ALIENS ("amigos de 10")

Resgata os ALIENS (até 20).

Composição / Adição

de números

Tiro ao alvo 1: Apresentação PPT com números até 30.

Tiro ao alvo 2: Apresentação PPT com números até 90. Resgata os ALIENS ("amigos de 10")

Somar, com rectas numéricas: Apresentação PPT com números até 70.

Números até 200 ()

(Decomposição/Autocorrecção)

Composição de um valor em euros e cêntimos: Neste jogo para o 3.º ano (e superior), parte do princípio que estás a trabalhar com Euros e cêntimos.

Compõe números: Tem 4 níveis de COMPOSIÇÃO, sendo 2 deles com números inteiros e outros dois com decimais.

Podes arrastar os valores (MCDU milhares, centenas, dezenas ou unidades) para a balança, esconder o total, ... .

JOGO: Se preferires, faz o que o jogo te pede: várias maneiras de fazer o número x .

Vê: VALOR POSICIONAL  Vê: VALOR POSICIONAL  Vê: VALOR POSICIONAL

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Clica para decompores: Começa por (TU = DU). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: seleccionas os números de cima (30 e 9) e, depois, pressionas na seta para ver o número composto. Podes registar no caderno e resolver; finalmente, apresenta-se a soma.

Clica F11 para jogar e sair.

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Euro - JOGOS:   Excelentes exercícios de composição e decomposição de números, para todas as crianças.

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Clica para decompores: Deves escolher se preferes o MAB (placas, barras e cubinhos) ou o ÁBACO.

Depois, clicas em cada ordem e vê o que acontece.

Clica em baixo, para decompores ou compores os números obtidos.

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Compor e decompor n.osJogo com números de 9999 até 11,01. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (HTU = CDU): Começa com PLAY; surge um número (ex. 622). Clica em 600, 20, 2. De seguida, clica ANSWER. Projecte este jogo: os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha.

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Quantos faltam para...?: Jogo com 4 níveis: 1. Quanto falta para obter 1 (n.os decimais); 2. Quanto falta para obter 10; 3. Quanto... 20 e ainda outro jogo para obter 100. NOTA: No jogo de 20, há um erro: é apresentado o número 10, em vez do 20. Trabalhe sempre em função do 20.

Adições com lacunas

 (máximo 20):

Adições com lacunas: Selecciona o sinal (+) e aumenta ou diminui o número 10, com as setas próximas, e, de seguida, clica justamente em cima do número obtido. Trata-se de um jogo de preenchimento de lacunas; para isso, clica sobre todos os elementos da adição: obtém pontos de interrogação.  Para teres um ecrã maior, clica F11 para jogar e sair.

Adições com lacunas

 (máximo 99):

Adições com lacunas: Em cima, digita um número máximo ao teu gosto, até 99.  Para teres um ecrã maior, clica F11 para jogar e sair.

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Sequências para os mais novos: Seleciona «Sequências».

É um conjunto de atividades dos 5 aos 8 anos. Clica F11 para jogar e sair. 

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Adiciona de todas as maneiras: adição que mais te interessar.  Exercícios de cálculo mental. Clica F11 para jogar e sair. 

Adiciona de todas as maneiras: Seleciona a adição que mais te interessar.

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JOGO: (5-7 anos) Enche o depósito da nave: Apanha os números que completam o total dado pelo jogo. Destrói os meteoros, disparando com a tecla SPACE, embora não ganhes nada com isso.

Exercícios do tipo: 2 +... + ... = 7

Para obter o número do centro (De 1 até 1000; decimais)Compor números com múltiplos de 10 e de 100 e decimais : Tens muitas possibilidades de calcular: Múltiplos de 5, 10, 50 e 100.

Descobre o aditivo com inteiros e decimais, sempre ao centro.

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Contar números: Tens 2 caminhos: à esquerda, podes decidir em que número começar; depois, o jogo "manda" contar de 1 em 1. À direita, podes decidir também em que número queres começar mas podes, ainda, determinar de quantos em quantos vais contar.

EXEMPLO: Digitas "0.5" e "OK". Esta contagem gerada pode ser escondida ou mostrada. BRINCA e APRENDE.

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Contar números: Tens 2 exercícios, com unidades, dezenas, centenas e milhares.  

 

 

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Ordenar números 1e Ordenar números 2Coloca os gorros na cabeça: Ordena os números, pela ordem correta. (1.º ano) F11 para jogar e sair. (NOTA: O jogo 1 é exatamente igual ao jogo 3).

Jogo para os alunos da Pré/1.º ano... mas também pode ser para mais novinhos. Arrasta os gorros para cada cabeça, na ordem correcta. O jogo n.º 2 tem números negativos. Amplitude dos jogos: de -9 até 20.

 

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Tens uma sequência de números, de 2 em 2. Falta um número, que terás de selecionar junto das borboletas.

Tens uma sequência de números, de 3 em 3 Este jogo contém números até 60

Tens uma sequência de números, de 5 em 5 Este jogo contém números até 100

Tens uma sequência de números, de 10 em 10 Este jogo contém números até 190

Nota: Para obteres pontos, faz isto: Erra a 1.a resposta. (é verdade!)

F11

para jogar e sair

 

Sequências numéricas

Jogos Hot Potatoes,  com contagens crescentes e decrescentes e ainda sequências numéricas, com padrões fáceis

Sequências numéricas

Sequências numéricas  (+)

Este jogo é para as crianças que não se assustam. Dada uma sequência, coloca o número que falta. ASSIM: digita-o na calculadora e clica «ENTER». Na barra de endereços, muda 2.html para 3.html. Nível + elevado.

Sequências numéricasEscolhe a dezena que mais te convier.

Sequências numéricas: Jogo extraordinário, com muitos níveis, incluindo n.os decimais. Basicamente, são dados 3 «steps», i.e., o avanço ou o recuo sequencial. Clique na 1.a casa de cada linha para saber o número de partida. Neste ponto, a classe pode copiar as sequências para o caderno ou responder oralmente. F11 para jogar e sair. Vê a sugestão à direita: Só revelei alguns números. Deves descobrir o comando das sequências e também os números de cada uma. FAZ TU MESMA(a) outras.

Sequências numéricas: Jogo semelhante ao anterior.

A imagem à direita refere-se ao comando «INPUT OWN STEPS...»

Contagens e Sequências

Clica F11 para ecrã maior (lagartas)

Jogo de contagens crescentes e decrescentes e ainda sequências numéricas, com padrões fáceis (do 1.º ao 4,º ano),  com lagartas encantadoras. Ordenar números, que podem ir até 30 ou mesmo 100. Clica F11 para jogar e sair.

Sequências numéricas: Tens 20 níveis para trabalhares, cada qual com 5 patamares de dificuldade.

Se selecionares «EASY», só precisas de descobrir um número. Em «MEDIUM», faltam dois (...).

Sequências de Números

Clica e desce a página. Todos os exercícios são em tamanho muito pequeno.

Sequências de Números

Jogo para o 1.º e o 2.º ciclos.

Sequências de Números

Faz as tuas próprias sequências numéricas (Fácil / Difícil / Muito difícil)

Sequências de Números

(na Internet / Clica também na imagem ao lado).

Autocarros da CARRIS (No ESCOLOVAR)).

Vai descobrindo as sequências. (1.º ano)

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Sequências (5-7 anos): Completa a sequência de números apresentada (progressiva e regressiva).

Ordenação de números: a partir do 2.º ano (até ao 4.º).

Nesta aplicação, ordenas os números e colocas os sinais corretos (... < ... < ...).

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Ordena os números: F11 para jogar e sair. NÃO DESLIGUES. RETROCEDE! Primeiro selecciona os limites do teu jogo. Podes escolher números de zero (em cima) até aos milhares (em baixo). Depois, colocas os números por ordem crescente, da esquerda para a direita. (Metamorfose da borboleta)

 

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Sequências numéricas: TTens 3 tipos de sequências. Clica nas imagens, para conheceres melhor.

Utiliza os controlos "Hide" e "Reveil" para a descoberta dos números. Joga com os teus colegas.

JOGO: Abre o cofre e ganha prémios. Deves "cracar" / descodificar a sequência de números. Para os mais velhos (3.º / 4.º e seguintes)   Sequências de números 

Sequências de números

Seleciona o número, a cor e a forma. Para o 1.º ano e para o 2,º ano.

Ordena os números: Arrasta os números para a sua posição correta, na reta vertical. Contém números negativos mas qualquer criança depressa compreende.

Sinal maior e menor Coloca um número adequado ou arrasta o sinal, com a utilização  dos sinais >, < e = .

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Sinal maior e menor

Pequena Apresentação PPT, com a utilização  dos sinais >, < e = .

Sinal maior e menor: Arrasta os sinais para o local correcto.

Jogo para o primeiro ano (5-6 anos). Clica no sinal que completa a afirmação.

Coloca o sinal para o segundo ano (7-8 anos). Clica no sinal que completa a afirmação.

VER: Rectas numéricas: Contém todos os exercícios, jogos, apresentações PPT e outros, nesta área.

VER: VALOR POSICIONAL - Milhar Centena Dezena Unidade   

A rã saltadora: Jogo em que a criança vai clicando numa sequência numérica, para a rã saltar de nenúfar em nenúfar.

CERCIFAF:"Borboletas" 

Contar e ordenar

Muitas contagens

JOGO DE CONTAGEM: Leva o monstrinho a saltar de 2 em 2 ou a saltar de 1 em 1, em contagem crescente e decrescente. (Jogo para o 1.º ano, avançado). Veja a casa de partida e a de chegada.

Muitas contagens: Inúmeras ligações para exercícios de contagem e operações aritméticas.

Cálculo mental até 10, 20, ...

Cálculo mental até 10, 20

(Esta é a página inicial)

(em inglês): Muito bom para todas as idades desde a Pré ao 1.º ciclo. Em cima, à direita, onde lês «SEARCH NRICH», escreve «balance».  É uma balança numérica, que se deve equilibrar. Há muitos níveis. Tem possibilidades extraordinárias. É em inglês; por isso, precisa de acompanhar as suas crianças/alunos.

Escolhe sempre FULLSIZE.

Joga dominó e outros jogos divertidos.

Constrói um dominó

Para jogares dominó, lê sempre as mensagens (ou pede ajuda a um adulto).  Escolhe as tuas 7 peças, das 28 que te são apresentadas. Lê as orientações que te dizem quem começa. Para jogar, arrasta as peças.

Quando não puderes jogar, vai ao baralho (à esquerda), clicando nas peças.  Quando te aparecer o número que te falta, arrasta a peça para o jogo.   DOMINÓ: Imprime 28 peças, com números, imagens ou pontos. (Formato PDF). Se imprimir com uma impressora HP1120C e cxs. de Nestum, não é preciso colar.

AAA Math

Contagens/Counting

Padrões de Numeração

Adição / Imensas variantes

Clique: START. Depois de preencher, clique: CHECK!

Este site (AAAMath) tem inúmeros exercícios de sequências de números, de 0 até 100. São quase todos fáceis, quer na ordem crescente quer na decrescente. Com algumas excepções, são formadas por números consecutivos e julgo serem adequados às crianças com mais lentidão na aprendizagem.

NOTA: Estes jogos não são "vistosos" mas são funcionais! Imensas variantes!

  Desça sempre as páginas porque os jogos estão logo aí.

 

Jogo com diversas variantes: (No recreio)

Dois jogadores, frente a frente: Um diz um número e o outro deve responder, sem hesitação, o correspondente para 10. Se não, sai do jogo.

O professor/a divide a sua turma em 2 grupos de 9 alunos e entrega a cada um deles uma etiqueta grande com um número (até 9, 90, 900). Não podem ver! Ao sinal, todos levantam o seu cartão, vêem o seu número e correm para junto do jogador da equipa contrária que tem o número necessário para totalizar 10, 100, 1000. Não se joga on-line! 

   

ESTUDO DA PROFESSORA

Caro/a colega: Neste website, encontra muitas questões relacionadas com a noção de número, bem como métodos e meios auxiliares do cálculo.

Módulo1: Números e Sistemas de Numeração: Exercícios práticos de contagens  (Tem diferentes bases, com ábaco. Veja "Exercício1".  

Planificação das aprendizagens:   Aqui pode encontrar informações preciosas para planificar as aulas de matemática do 1.º ciclo (em inglês). Seleccione os diferentes anos em «Unit Year 2,3,4...», que se encontram à esquerda da página que se abre nesta ligação.