Página principal e inicialAprender  a  contar:  1.º ANO / PRÉ

 {NÚMEROS E CÁLCULO}    {Nível: 1.º ciclo: Saber mais}     {Contar em diferentes bases}  

Euro - JOGOS  Excelentes exercícios de composição e decomposição de números, para todas as crianças.


Contar as pintas das joaninhas: Primeiro seleciona o jogo que queres jogar.

É um conjunto de atividades dos 3 aos 6 anos. Clica F11 para jogar e sair. 

Jogos com Dominós e cartas: Exercícios de contagem, ordenação, correspondência, etc. . Dos 3 aos 6 anos. Clica F11 para jogar e sair. 

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Contar até 10, 20...99: Primeiro marca um limite (mínimo 10). Depois, vai procurar a esfera 1 e leva-a para junto da 2. Agarra a 2 e leva as duas para junto da 3. (...). Clica F11 para jogar e sair. "On" e "Off" animam as esferas. "Reset" faz o jogo recomeçar.

Contar e ordenar, até 10: Muitos jogos simples, para os mais novos (dos 3 aos 6 anos).

Clica F11 para jogar e sair

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Ordena números na lagarta: É um conjunto de

atividades dos 3 aos 6 anos. (Ordenar e Sequências)

Jogos em inglês.

Contar animais: Conta animais, de modo divertido. Imagem à direita: exercício muito bom para adicionar 4+..., sem contar a partir do 1, como fazem muitos alunos.

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Contar até 10, 20...99: São 3 Jogos: Contagens; Ordenar; Sequências.

É um conjunto de atividades dos 3 aos 8 anos. (Ordenar e Sequências). Clica F11 para jogar e sair. 

Contar e ordenar, até 15: Muitos jogos simples, para os mais novos (dos 3 aos 6 anos).

Clica F11 para jogar e sair

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Calcular quantos faltam para...: Exercícios variados para desenvolver as capacidades de contagem e adição (com subtracção implícita). Contagens até 5.

Calcular quantos faltam para...: Contagens até 10. Exactamente com as mesmas actividades do anterior.

Clica tantas vezes quantos os objetos. Clica nas bolas, se quiseres retirar alguma. Jogo CERCIFAF

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Contagem até 5

Composição e decomposição de números até 5 (Com frutos). É uma Apresentação PPT. Tem contagens e preenchimento de lacunas.

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Números até 9 Com o Urso Teddy Bear . É um conjunto de atividades dos 3 aos 6 anos. Jogos em inglês. Tens sempre autocorreção. Há mais de 10 variantes, todas muito infantis.

Números até 20 Com o Coelhinho da Páscoa.

É um conjunto de atividades dos 3 aos 6 anos. Faz o coelhinho saltar e clica no SuperGordon...  Jogos em inglês.

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 Contagem até 6: O camaleão tem fome: Clique em executar, aceitando sempre. Para SAIR, não te esqueças que deve pressionar a tecla Esc.  (NOTA: Dizer às crianças que o camaleão tem fome e, para lhe dar de comer, é preciso contar muito bem as pintas das asas da joaninha). É "apenas" uma questão de cadeia alimentar... . O camaleão tem fome

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Composição e decomposição de números até 10 (Adição) (Apresentação PPT), com material Cuisenaire adaptado. Tem várias tabelas de dupla entrada, exercícios de preenchimento de lacunas e "muros" de decomposição de números.

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Matemática - Números e cálculosJogo de contagem / Identificação dos números. O camião chega.  A criança identifica o número  e carrega-o   adequadamente. (Até 10).

Composição de números (até 20): Trabalha com este jogo como se estivesses a usar moedas de cêntimos. Aparece-te um brinquedo com o preço e tu deves clicar nas moedas necessárias para totalizar o valor apresentado. Tens inúmeras soluções para cada caso.

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Contagem até 10 (-)

Tabelas de dupla entrada

Composição e decomposição de números até 10 (Subtracção) (Com material Cuisenaire adaptado). É uma  Apresentação PPT.  Tem várias tabelas de dupla entrada e inúmeros exercícios de preenchimento de lacunas.

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Composição de números

Tiro ao alvo 1: Apresentação PPT, com números até 30.

Sinal maior e menor

Pequena Apresentação PPT, com a utilização  dos sinais >, < e = .

Sinal maior e menor

Coloca um número adequado ou arrasta o sinal, com a utilização  dos sinais >, < e = . 

Sinal maior menor

Arrasta os sinais para o local correcto. O mesmo: Sinal maior menor       Mais exercícios (desce a página)

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Balança das equivalências (números até 99)  (balança das equivalências igual, na web)

Balança das equivalências (arrastar):   F11 para jogar e sair. SUGESTÕES: No 1.º ano, pode-se usar a ADIÇÃO e a SUBTRACÇÃO.

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Contador electrónico

Contagens manuais e/ou automáticas de 1 em 1, 2 em 2 (...), contagens crescentes e decrescentes, números negativos.

NOTA 1: Antes de tudo, coloca o contador em zero. Mais tarde, poderás iniciar as contagens no número que te apetecer.

NOTA 2: "Increment" quer dizer o avanço (de x em x). É o teu comando principal. 

Contador electrónico

Contagens manuais e/ou automáticas de 1 em 1, 2 em 2 (...), contagens crescentes e decrescentes, números negativos,

Contador electrónico

Contagens variadas (manuais e/ou automáticas) de 1 em 1, 2 em 2 (...), contagens crescentes e decrescentes, números negativos, etc..

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Contar de 1 em 1, 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10... Contagens variadas. Por exemplo. em «Tens e Units», tens o material Cuisenaire. Clica nas imagens.

 

CERCIFAF:   Veja também «Espaço e tempo»: a criança faz avançar o relógio, clicando no botão verde. Em «Ver e descobrir» há imensos jogos, qual deles o melhor: descobrir erros e/ou diferenças em imagens, puzzles, formar pares, etc. Comece por "CHAPINS", onde há um jogo de contagem.  Experimente todos os jogos. Em «Puxar pela cabeça» há exercícios excelentes, como «Poliminós», para todas as idades, «Qual é o n.º ?», para o 2.º ano, «Memo Xilofone», «Labirintos», «Lógica», para pôr por ordem crescente ou decrescente, etc.

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Exercícios/Iniciação de Matemática: Actividades de iniciação - CONTAGEM, ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO -, em inglês, e que precisam do acompanhamento da educadora. Começa em «Let´s count robots» (título um pouco escondido) e, depois de contagens simples, sempre animadas, há noções matemáticas importantes dadas através de «menos estrelas do que robôs», «mais 2 carros do que ...».

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Iniciação à Matemática: Adição e Subtracção: Actividades de iniciação - CONTAGEM - (Veja "BBC little games" e «Addition game» e «Subtration game»)  Comece o jogo, escolhendo um nível; depois clique nas imagens de baixo que completam correctamente os exercícios. MUITO BOM e muito infantil. NOTA: DEVE clicar noutro mocho. Endereço directo: CLIQUE AQUI:

 

Dá bolinhas ao urso: Neste jogo em inglês (em que convém omitir a ideia de doces), a criança dá ao ursinho tantas bolas quantas as que são apresentadas.

IMPORTANTE: Para sair, deves RETROCEDER.

A máquina que junta 1: Jogo em que a criança digita um número e as crianças devem, mentalmente, adicionar 1, dizendo qual é a soma antes da máquina. Divertido e atraente. Deve sempre clicar no depósito, digitar um número (teclado) e pressionar «ENTER». Para continuar, clicar numa marca por baixo do martelo e, de seguida, recomeçar a digitar um número em cima, à esquerda.  Até 999.

A máquina que junta 2: Jogo em que a criança digita um número e deve, mentalmente, adicionar 2, dizendo qual é a soma antes da máquina. Divertido e atraente. Em baixo, à direita, há um local para reiniciar o jogo («click here...»). Para continuar, clicar numa marca por baixo do martelo e, de seguida, recomeçar a digitar um número em cima, à esquerda.  Até 999.

Contar até 9, com divertimento: Clique em cada número e divirta-se.

Contadores de 2 em 2, 3 em 3 ... até 10. Tem outras contagens: 10 em 10, 100 em 100, 1000 em 1000 e tantas outras, com negativos. Tem contagens decimais. Só precisas de ligar o contador. Ideal para apresentar em ecrã grande, no PC da escola ou no seu PC portátil (com Net à sua custa...).

A rã saltadora: Jogo em que a criança vai clicando numa sequência numérica, para a rã saltar de nenúfar em nenúfar.

Contagens e Sequências:  com lagartas encantadoras. Actividades de iniciação que podem ir até 30 ou mesmo 100.

Contagens até 10: Tem jogos variados, prontos a funcionar. Há correspondências, identificações, contagens, etc.. Nos jogos de correspondência, ARRASTE de CIMA para BAIXO.

 

Find the number 

Jogo de identificação dos algarismos

(Pré-escolar)

Completa com os números que faltam: Imprima várias imagens e descubra a imagem final, completando-a com os números que podem ir até 30. 

Completa com os números que faltam: Imprima várias imagens e descubra a imagem final, completando-a com números que podem ir até 32. 

Liga os pontos: Desce a página e encontrarás muitas imagens (que deves abrir) para ligares os pontos.

Liga os pontos: Clica mesmo em cima da imagem para imprimir e liga os pontos. De 1 a cerca de 30.  (Liga e ouve os números até 20, em castelhano).

Conta os peixinhos: A criança conta os peixes e clica no número correspondente.

Coloca os gorros do Pai Natal por ordem. Números de 1 a 5.

Conta os dedos das mãos: Em "Flitstidj", selecciona 4 ou 5, para marcares os segundos que tens para responder. Se marcares 1 ou 2, o jogo é muito rápido, isto é, tens pouco tempo para escolheres o número correcto. Os cartões até 10 (20) são para tu clicares, quando aparecerem os dedos da(s) mão(s). Clica na imagem à direita para mais informação.

 Clique nesta mão para seleccionar mais jogos idênticos, com a mesma qualidade. Seleccione da fila de cima.

Jogo muito interessante, em que a criança abre ou fecha os dedos das mãos, podendo contar (crescente e decrescente), adicionar, subtrair, etc. . Para entrares neste jogo, clica nas mãos (à esquerda).

Aprender a subtrair: Neste jogo, primeiro aparece o cálculo e só depois a explicação gráfica.

Exercícios/Iniciação de Matemática: Autant   Combien? (Em francês, para imprimir!).   Clique em "Numération", que está à esquerda.  É bom para o Pré-Escolar. 

Liga os pontos: É um jogo de contagem contínua, de 1 até cerca de 24 mas difícil de executar porque requer muito treino com o rato.

AMIGOS 

DE 10, 100 ...

 

 

Jogo com diversas variantes: (No recreio)

Dois jogadores, frente a frente: Um diz um número e o outro deve responder, sem hesitação, o correspondente para 10. Se não, sai do jogo.

O/A professor/a divide a sua turma em 2 grupos de 9 alunos e entrega a cada um deles uma etiqueta grande com um número (até 9, 90, 900). Não podem ver! Ao sinal, todos levantam o seu cartão, vêem o seu número e correm para junto do jogador da equipa contrária que tem o número necessário para totalizar 10, 100, 1000. Não se joga on-line! 


* Correio: escolovar + gmail.com

 (Prof. Vaz Nunes - Ovar (Portugal) - 2007. © Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais.)

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Transforma esta tabela 10x10 num jogo de números e múltiplos.

 

 

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* Correio: escolovar + @gmail.com

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