Página principal e inicialNúmeros decimais... e não só

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Contador electrónico: Contagens manuais e/ou automáticas de 1 em 1, 2 em 2 (...), contagens crescentes e decrescentes, números negativos, números decimais (exemplos: 0 - 0.05 - 0.1 - 0.15 - 0.2 ...). (F11 para jogar e sair).

Clica na imagem, para saberes trabalhar melhor com este excelente contador.       VER: CONTADORES

Números decimaisConhecer melhor os números decimais, através de imagens de bolos e fatias, pizzas e fatias e ainda chocolates e quadradinhos.

Décimas, centésimas e milésimas: Jogo do «Grão-a-Grão». A APM propõe-te um jogo em que se deve assinalar um número decimal entre 0 e 1. As instruções, regras e materiais necessários são apresentados, podendo ser impressos.

Mais materiais para o «Grão-a-Grão»: Réguas graduadas com décimas e centésimas.

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Números decimais: (Cuidado: 8Mb): Apresentação PPT, com muitas explicações e exercícios. (Professora Filipa Albuquerque)

Apresentação PowerPoint com muita qualidade.

 

Números decimais: (Cuidado: 7Mb): Apresentação PPT.

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Números decimais: Neste jogo, podes escolher muitas actividades de Matemática. Sempre que possível, incluí estes jogos nos seus contextos matemáticos.

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Números decimais: Neste jogo, podes escolher muitas actividades de Matemática.

Em português. Liga o som do teu Computador.

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Descobre um número decimal numa recta graduada: (Não te incomodes por ser uma versão de demonstração, com palavras cinzentas a cruzar o ecrã).

 Desloca a seta até à posição do número "Target". Clica no visto para verificar. Joga só com décimas (não uses 4,23 ou 4,234)

Decompor números. Jogo muito bom, com números de 9999 até 11,01. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (TU.t = DU.d): Começa com PLAY; surge um número (ex. 25.8). Clica em 20 / 5 / 0.8. De seguida, clica ANSWER.

(NOTAS: Projecte este jogo. Os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha.)

Clica F11 para ecrã maior e F11 para sair.

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Clica para decompores: Podes escolher números inteiros e decimais.

Para obter o número do centro (De 1 até 1000; decimais)

Compor números com múltiplos de 10 e de 100 e decimais : Tens muitas possibilidades de calcular: Múltiplos de 5, 10, 50 e 100.

Descobre o aditivo com inteiros e decimais, sempre ao centro.

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Clica para decomporesComeça por (TU.t = DU.décimas). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: selecciona os números de cima (30 e 9) e, depois, pressiona na seta para ver o número composto.   Tem M CDU.

Clica F11 para ecrã maior e F11 para sair. 

Selecciona «NUMBER BONDS».

Joga apenas com «Make 1», «Make 10» e «Make 20». Em "Make 20", DEVES entender como "Fazer 1".

Quantos faltam para...?Tem 8 exercícios, dois deles com números decimais.

Números em rectas numeradas

Joga de imediato,

em «Create a line»

Escolhe «Decimals»

OBJECTIVO: Descobrir quais são os números "tapados" na recta numérica.

Escolhe o que queres fazer: 1. Jogar de imediato, criando uma linha (tens modelos), «make a line» (podes digitar um número em «Start on» e em «Increment = AVANÇO» dás o número que quiseres. Eu digitei START = 0 e INCREMENT 0.1.  Não uses vírgulas, nos decimais.

Em resumo: APLICAÇÃO EXCELENTE! Clica F11 para jogar e sair.  RETROCEDE! NÃO DESLIGUES A PÁGINA!

O detective decimal: OBJECTIVO: Descobrir qual é a casa do suspeito.

NOTA: Digita sempre um número assim: ".5" (sem aspas, claro). Se digitares «0.5», o cinco desaparece.

Exercícios com lacunas com decimaisNesta aplicação, podes completar os exercícios, preenchendo as lacunas. EXEMPLO: 0,1 + .... = 1. Projecte na sala de aula (em casa).

Exercícios com lacunas com decimaisNesta aplicação, podes completar os exercícios, preenchendo as lacunas. EXEMPLO: 0,15 + .... = 1

Operações (algoritmo) com decimaisNesta página, podes adicionar e subtrair com algoritmo. Se estás a aprender os números decimais, entra e faz as contas que o computador te ordenar.

Operações com decimaisNestas páginas (muitas!!!!!!!!), deves SEMPRE descer a página que se abre, pois é lá que estão os exercícios.

Imprime fichas com unidades e décimas: Montes de exercícios, com círculos-bolos, linhas numéricas, placas-barras.

Imprime fichas com unidades e décimas: Montes de exercícios, com círculos-bolos, linhas numéricas, placas-barras. PÁGINA TOTAL.

Cálculo (adição e subtracção) com decimais Cálculo com números decimais, com algoritmo.

Cálculo (adição, subtracção, multiplicação e divisão) com decimais (Apresentação PPT): Cálculo em cruz. Copia para o caderno e espera pela correcção, no slide seguinte.

Multiplicação com decimais  : Dada uma tabela de dupla entrada, facilmente consegues compreender que 0.04 é o produto de 0.2x0.2. Esse produto aparece sombreado,

Clica na imagem, para aprenderes mais facilmente como trabalhar com este "multiplicador".

Multiplicação com decimais  : Boas sugestões para aprenderes a multiplicar por 10/100/1000 e por 0,1/0,01/0,001 e ainda podes aprender a dividir pelos mesmos divisores. Página principal.

Decimais-Fracções-Percentagens: Neste jogo há muitas opções mas deves notar que as do lado esquerdo são fáceis (basta clicar nos espaços em branco) mas as do lado direito são para tu fazeres. CLICA nos espaços com o ponteiro do rato e digita os valores na calculadora).

MULTIPLICAR com números decimais a tua multiplicação (exemplo: 2.5x4=). Deves digitar tudo como no exemplo. Escolhe sempre «NEW» mas... se preferires "computer posed problems", ficas com um desafio muito bom.

DIVIDIR decimais mentalmente: Nesta aplicação, podes compreender "mecanicamente" como se divide por 10 e por 100.

DIVIDIR decimais mentalmente: Aprende a dividir por 10 e, em seguida, aprende a dividir por 100.

DIVIDIR decimais mentalmente: Aprendes as noções fundamentais da  divisão por 10 e por 100.

NOTA: NUNCA digas que a vírgula/o ponto desloca-se "uma casa...". O ponto NUNCA se desloca.

NOTA: Arrasta 3 dígitos (CDU) e clica no divisor 10. Deves reiniciar o jogo, para fazeres o mesmo com o divisor 100.

DIVIDIR decimais mentalmente: Aprender com uma estratégia totalmente ilustrada e interactiva, em que se multiplicam o dividendo e o divisor por 10, 100 ou 1000, transformando decimais em inteiros. EXCELENTE!!!  Em castelhano (espanhol).

Recta graduada com número decimal próximo: À esquerda escreves o número inteiro imediatamente anterior e clicas ENTER, à direita escreves o número inteiro imediatamente a seguir e clicas ENTER; finalmente, clica na seta que corresponde à pergunta: «Is the number nearest...»? (De que n.º está mais próximo...?)

Decimais-Fracções-Percentagens: Coloca as T-Shirts por ordem, da esquerda para a direita. NOTA: Encosta bem à esquerda a primeira t-shirt.

Neste jogo há 4 níveis, apenas com um jogo cada um.  (Números com milésimas, como, p.e. 1,308).

Unidade / Dezena / Centena : Leia as instruções em inglês ou (português, AQUI MESMO!)

Ao entrar no jogo, clique na grelha (100 - 10 - 1) para obter diferentes modos de vista. Surge a indicação que interessa (1 - 0.1 - 0.01).

Desvantagens deste jogo: 1. As peças são demasiados pequenas; 2. É confuso para a criança chamar unidade, dezena e centena e, passado algum tempo, chamar décima e centésima ao mesmo material.

RECTA NUMÉRICA - Rectas graduadas, com números decimais. (Apresentação PPT. POR FAVOR, não a coloque noutro site da Internet).

 (Prof. Vaz Nunes - Ovar - Portugal) - © Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais.

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.* Correio: escolovar + @gmail.com

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Números em rectas numeradas

Escolhe o que queres fazer: Jogar de imediato, criar uma linha (tens modelos), fazer uma linha/make a line (podes digitar um número em «Start on» e em «Increment = AVANÇO» dás o número que quiseres. Eu digitei START = 500 e INCREMENT -1. Surgiu-me a seguinte recta graduada: 499 - 498 - ... - . Em «Increment», digitei «0.1». Não uses vírgulas, nos decimais.

Em resumo: APLICAÇÃO EXCELENTE! Clica F11 para jogar e sair.