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Iniciação à ADIÇÃO. Jogo para todas as crianças.

Responde e observa a ANIMAÇÃO. Podes acionar primeiro a animação, para aprenderes a somar.

Na aula, as crianças copiam a reta numérica e desenham as "ondinhas".

 

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Números em retas numeradas:  No menu à direita, seleciona 1-10 ou 1-100 ou 1-1000 ou 1-10 000.  Mostrar ou esconder as marcas.

Entra no jogo e só depois selecionas o nível que desejas. Os níveis 1 e 2 adequam-se aos alunos do 1.º  e do 2.º ano.  

Projetar e jogar (quadro / QI)  Número de jogadores: ilimitado. Cada um regista o seu valor numa tabela e, se vencer, soma 1 ponto. Se for o único totalista, ganha 2 pontos.

O nível oito é muito difícil. Joga com retas numéricas

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FAZER retas numeradas: Clica na imagem para conheceres melhor esta aplicação. Demoras 1 minuto a fazer e a arrastar as diversas retas na folha. Seleciona «Number lines».

 NOTA: Digita «0», em "minimum value!". Em "Maximum value", digita o número que desejares

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Números em retas numeradas Exercícios de iniciação. (1.º ano e Pré)  Mais, muitas mais

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Números em retas numeradas Escolhe o que queres fazer: Jogar de imediato, criar uma linha (tens modelos), fazer uma linha/make a line (podes digitar um número em «Start on» e em «Increment = AVANÇO» dás o número que quiseres. Eu digitei START = 500 e INCREMENT -1. Surgiu-me a seguinte recta graduada: 499 - 498 - ... - . Em «Increment», digitei «0.1». Não uses vírgulas, nos decimais. CLICA «CLEAR», para apagar tudo.

Em resumo: APLICAÇÃO EXCELENTE! Clica F11 para jogar e sair.

Jogo muito educativo, em que a criança deve ler a linha numérica, registar o local (número) onde está a pessoa a salvar, marcar o número necessário (com dezenas e unidades), de modo a resgatá-la. Podes ligar ou desligar o radar (indica-te o número exato onde está o náufrago).

Limites: De 0 até 100.

Apresentações

PPT

RETA NUMÉRICA - Retas graduadas, com números inteiros, de 100 até 800. (Apresentação PPT).

RETA NUMÉRICA - Retas graduadas, com números decimais. (Apresentação PPT).

Retas graduadas para todos os gostos:  (F11 para jogar). Começa por "WHOLE NUMBERS"

- Com números inteiros (1-10 / 1-100 / 1-1000); com números decimais; com números negativos; com frações;

- Com jogos separados de múltiplos de 10, de 100 e de 1000. Podes jogar com relógio ou sem ele.

Retas numéricas para todos os gostos:  (F11 para jogar)

- Com números inteiros; com números decimais; com números negativos;

1. «Go to nearest division»: Arrasta a seta posicional para onde quiseres e descobre o número.

2. «Guess the number»: Digita o número na calculadora e clica OK. Usa «Again» para repetires.

Rectas numéricas: Lição completa (inglês)

Reta graduada com MULTIPLICAÇÃO: Multiplicas mentalmente e colocas a seta da reta graduada no sítio adequado.

Selecciona a 1.ª linha. (As outras não abrem). Tem multiplicações para todos os gostos. Tudo, mentalmente.

Escolhe «Play Now» e diz NO às instruções.

O computador gera um número e deves arrastar a seta grossa até à posição que achares correcta.

Clica F11 para jogar e sair.

Recta numérica Ao entrares neste jogo, deves seleccionar cuidadosamente as várias opções que o computador te "oferece". Digita o teu nome. Clica em «Start». Clica F11 para jogar e sair. NOTAS: O nível 2 tem números decimais (sempre escalados). O nível 1 é para o 1.º ano (sempre escalado). O nível 3 é para o 1.º e para o 2.º ano.

Retas numéricas: Muitas escalas, com provetas. Podes - SEMPRE - encher ou esvaziar (parcial ou totalmente) os recipientes. Embora na vertical, são retas numéricas excelentes, com todos os graus de dificuldade.

Retas numéricas: Muitas termómetros. Tens duas formas de jogar: Ler escalas e calcular a diferença de temperaturas. São 8 tipos de escala, desde -20º até 20º.

Podes fazer subir ou baixar a temperatura.

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JOGO: Assalto ao castelo: Como usar a catapulta: Arrasta a bola tantos pontos quantos o número de disparo dista do castelo.

Basicamente, todos os exercícios são deste tipo: 31 + ? = 40 (é sempre para a dezena próxima)

Podes esconder o valor do salto em «Hide jumps».

 

Reta graduada

com número decimal próximo

Reta graduada com número decimal próximo: À esquerda escreves o número inteiro imediatamente anterior e clicas ENTER, à direita escreves o número inteiro imediatamente a seguir e clicas ENTER; finalmente, clica na seta que corresponde à pergunta: «Is the number nearest...»? (De que n.º está mais próximo...?)

Passe o rato por baixo de cada espaço da recta graduada.

Aprende a trabalhar

RECTAS NUMÉRICAS com números de -100 até 1900: Deves estudar antecipadamente este jogo para poder apresentá-lo convenientemente. Eu estive a explorar as suas múltiplas possibilidades mas agradeço que me informe se descobrir outros comandos ocultos. Assim, comece por mostrar a recta de 0 a 10 (os comandos devem estar como se vê na figura 3, à direita). Desloque o marcador amarelo vertical: ele só serve para você perguntar aos alunos que número está em tal ponto (as crianças podem fazer ditados). Não existe autocorrecção. Clique no círculo azul: ele faz aparecer e desaparecer a recta.

Lê mais sobre esta excelente aplicação. Quando treinares, verás como é fácil e proveitoso.

Rectas numéricas: Lição completa (inglês)

Recta graduada com cálculos: Se estás a aprender a trabalhar com retas numéricas, podes entrar aqui e joga só até 10. Tem 4 actividades principais. Começa por «Order»: clica em "ORDER" e escreve um número. Arrasta o teu cartão até ao local correcto. Agora, clica em «ESTIMATE»: clica em "ESTIMATE" e escreve um número. Arrasta o teu cartão até ao local correcto.

Adição e Subtracção

Rectas numéricas, com marcadores de duas cores, para trabalhares a ADIÇÃO e a SUBTRACÇÃO. Trocando a posição dos marcadores, passas a ter a operação inversa. Mesmo assim, ainda podes deslocar os marcadores e obteres 2 tipos de exercícios. EXEMPLO: 3+17 = 20; troca os marcadores, 20-17 = 3; movimenta um marcador: 20-3= 17. Clica F11 para jogar e sair.

(Há uma seta escondida)

Linha numérica: Podes descobrir onde se situa determinado número mas podes principalmente calcular a diferença. Neste caso, deves marcar «Show difference».  Alguns comandos: "Set increment" abre a máquina de calcular, onde você vai digitar o valor da contagem que deseja, isto é, se quer uma contagem de 5 em 5, digite 5 e clique OK. "Set start" determina onde quer começar. NOTAS PROFES: Marcado «Show difference», podem-se fazer inúmeras actividades de lacunas, tipo 15 - 6 = ? ou 15 - ? = 6 (i.e., com as duas setas em acção, pode-se clicar no círculo entre setas e mostrar ou esconder o número e pode-se clicar nos n.os da recta graduada e escondê-los ou mostrá-los).

NOTA 1: Com «SHOW DIFFERENCE», arrasta a seta para aparecer outra. NOTA 2: Selecciona «SURPRISE», de onde foi retirada a imagem à direita.

Números em rectas numeradas

Escolhe o nível (exemplos: 0-10; 0-100; 0-1000; 0-10 000; 0-1, com decimais. Igual, em linha.

Clica F11 para jogar e sair.

Rectas numeradas

de 0 a 1000

Numa recta graduada, só com os números dos extremos, deves colocar o ponteiro no sítio provável do número dado (aleatório). Tens pontos diferentes: poucos ou muitos, conforme te distancies ou aproximes do sítio exacto.

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Balança dos Correios

Nesta aplicação, vais ajudar o carteiro a distribuir a correspondência. Para isso, deves pesar correctamente as encomendas. Selecciona os valores com que desejas jogar: kg, 1/2Kg ou gramas. Clica F11 para jogar e sair

Balança dos Correios, para pesagens: (a mesma)

Balança para pesagens: Usa o ponto em vez da vírgula.

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1. Selecciona números de 2 ou de 3 algarismos e observa a sua posição numa determinada recta numérica. Copia essa recta para o teu caderno.

2. Selecciona «Zoom in» para poderes jogar, como podes ver na imagem (clica nela).

3. Por cima do jogo que se abre, clica em «You will need to print a recording sheet to do this activity».

Balança dos bonecos: Nesta aplicação, vais verificar a massa de alguns extra-terrestres.

Clica aqui ( Word doc ), para compreenderes melhor esta aplicação. Embora a escala não vá além de 99, o jogo pode ser utilizado pelas crianças mais velhas que tenham dificuldade em interpretar escalas. O mesmo AQUI

Números em rectas

numéricas verticais

Exercício para o 3.º e 4.º ano de escolaridade. É um exercício simples mas eficaz. .

O detective decimal: OBJECTIVO: Descobrir qual é a casa do suspeito.

NOTA: Digita sempre um número assim: ".5" (sem aspas, claro). Se digitares «0.5», o cinco desaparece.

  Adição com aproximação (+9; +19; +29 ...)

Clique aqui  ou AQUI para usar melhor esta estratégia, quer com a Adição quer com a Subtracção, usando uma recta numérica vazia. (+9; +19; +29 ...) e (-9; -19; ...). Clique aqui  ou AQUI para usar melhor esta estratégia (mais pdf)

Doc. de apoio

Como apresentar e explorar a ADIÇÃO e a SUBTRACÇÃO em linhas numéricas (Word doc., com 7 páginas, com muitos exemplos, até 99).

 (Prof. Vaz Nunes - Ovar - Portugal) - © Direitos reservados para os autores

* Correio: escolovar+@gmail.com

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